Avançar para o conteúdo principal

Medicina Tradicional Chinesa


Há milhares de anos que a Medicina Tradicional Chinesa se usa na China pela sua grande eficácia. Já na Idade da Pedra se usavam agulhas de pedra chamadas bian. Na Idade de Bronze e de Ferro usavam-se agulhas metálicas, apesar da moxibustão surgir logo após o fogo entrar na vida da humanidade.

A obra mais antiga e clássica que se conhece, surgiu 3.000 anos antes de Cristo, é um Cânon de Medicina Interna, Huang Di Neijing, escrito em forma de diálogo entre um imperador e o seu médico. Esta obra aparece dividida em duas partes e descreve o yin e o yang, os cinco movimentos, fala dos órgãos e vísceras (Zang-fu), dos meridianos e colaterais, do Qi (energia) e do Sangre (Xue), causas, enfermidades, métodos para diagnosticar, pontos de acupuntura e métodos para inserir as agulhas.

Depois deste grande livro, escrito com numerosas alegorias, de uma grande beleza, mas não muito fácil de compreender pela sua grande profundidade, diferentes dinastias escreveram outros livros.
Outro livro importante foi o Manual Ilustrado sobre os Pontos de Acupuntura e Moxibustão mostrados na figura de bronze, no ano 1026, a raiz da qual se criaram as famosas figuras de bronze com os pontos acupunturais assinalados, significou um passo importante na história da acupuntura.

Segundo documentos históricos, a Medicina Tradicional China estendeu-se até à Coreia no século VI, e chegou à Europa em finais do século XVII.
Na China, entre os anos 1840 e 1949, por motivos políticos, a medicina chinesa viu-se quase em extinção, apesar de após a fundação da República Popular se popularizar por todo o país. Desenvolveu-se a acupuntura como método anestésico, sendo usada com êxito em cirurgias de toda a índole.



  • 


Ficou com alguma dúvida?
Coloque-a através dos seguintes contactos:
  • wcanavarro@gmail.com
  • Formulário de contacto (aqui)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pontos Shu das costas

Pontos Shu das costas Os pontos shu  também são conhecidos como pontos de assentimento ou de transporte posterior. São pontos de natureza yang , pois pertencem ao meridiano da bexiga que é de natureza yang. Além disso todos os outros meridianos que passam pelas costas são de natureza yang. São um total de 12 pontos que fazem ligação aos zang fu. Na tabela abaixo fazemos a devida correspondência e consequente informação sobre algumas das indicações: MERIDIANOS SHU COSTAS INDICAÇÕES PULMÃO 13B/ feishu tosse, asma, rigidez no peito, alergias, nariz, pele, acne, eczema MESTRE DO CORAÇÃO 14B/ jueyinshu palpitações, tosse CORAÇÃO 15B/ xinshu palpitações, rigidez no peito, angina de peito, problemas mentais FÍGADO 18B/ ganshu hepatite, sabor amargo na boca, hipertensão, dor hipocondríaca, tonturas, problemas oculares VESÍCULA BILIAR 19B/ danshu colecistite, sabor amargo na boca, icterícia, dor hipocondríaca BAÇO/PÂNCREAS 20B/ pishu más digestões, falta de a

Ponto 20VB Lagoa dos Ventos

PONTO VB20 (LAGOA DOS VENTOS) LOCALIZAÇÃO DO PONTO Situa-se numa reentrância óssea localizada entre o músculo esternocleidomastóideo e a inserção superior do músculo trapézio, ou na reentrância óssea localizada entre a tuberosidade occipi tal externa e o processo mastóideo. CARACTERÍSTICAS DO PONTO Ponto comum do Canal de Energia Principal da Vesícula Biliar com o Canal de Energia Curioso Yang Wei INDICAÇÕES DO PONTO Nevralgias da cabeça Torcicolo Apoplexia e coma devido ao Vento Perverso Disartria Surdez Zumbidos Afecções oculares Afecções nasais Hipertensão Resfriados Vertigem Doenças cerebrais Desmaio FUNÇÕES ENERGÉTICAS DO PONTO Nutre o cérebro Clareia a visão Harmoniza o excesso de Yang Qi Melhora as funções das articulações Exterioriza as Energias Perversas Ativa a circulação de Sangue Remove as obstruções de Qi dos Canais de Energia Relaxa os músculos e tendões Dispersa o Vento, o Vento-Frio, o Vento-Calor e o Frio Dispersa o Vento do Fígado ASSOCIAÇÕES DO PONTO H

Os pontos de acupuntura mais importantes

Introdução: A acupuntura é um importante ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e dada a grande eficácia que tem, no Ocidente é utilizada como o principal método de tratamento de muitas patologias. É importante conhecer bem a teoria do Yin e Yang, a lei dos 5 movimentos, os órgãos e vísceras, e os meridianos por onde circula a energia vital.  Pontos de acupuntura importantes Tipo de pontos - pontos dos 5 movimentos - pontos Fonte (Yuan) - pontos de Passagem (Luo) - pontos de Assentamento (Shu) - pontos de Alarme (Mu) - pontos de encruzilhada - pontos de estimulação sistémica - pontos reguladores - pontos de tonificação - pontos de dispersão Pontos dos 5 movimentos (Wu Shu Xue) informação geral: - São pontos localizados no inicio e no fim de cada meridiano principal por onde entra e sai a energia vital. - Correspondem a um dos cinco movimentos e pode-se atuar sobre eles com esta metodologia para conseguir um maior efeito.