Avançar para o conteúdo principal

A dieta segundo a Medicina Chinesa


A dieta segundo a Medicina Tradicional Chinesa adapta a alimentação do paciente à sua constituição física, o clima e o seu estado de saúde actual. A dieta para a Medicina Chinesa sempre foi um dos pilares básicos na hora de curar o paciente. A Dietética Chinesa, junto com a Acupuntura, a Fitoterapia e a massagem formam parte dos pilares terapêuticos fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa. Com a acupuntura e a massagem mobilizamos e regulamos a energia; com a fitoterapia e a dieta preservamos e nutrimos a essência. Se a nutrição é adequada, a energia será abundante, os órgãos estarão bem nutridos o o "Shen" florecesrá (p nosso sistema nervoso e as nossas emoções estarão em harmonia). A Medicina Tradicional Chinesa classifica os alimentos segundo a energia intrínseca ou natureza do alimento:

• Alimentos quentes: tonificam, aquecem, sobem, movem.
• Alimentos neutros: estabilizam, harmonizam, centram.
• Alimentos frescos e frios: refrescam, sedam, adstringem, hidratam.
Segundo o seu sabor. Cada sabor têm una característica energética diferente:
• Alimentos ácidos: adstringem, contraem a energia para dentro.
Actuam sobre  o Fígado e a  Vesícula Biliar (elemento Madeira).
• Alimentos amargos: favorecem a drenagem e a evacuação, descem e secam.
Actuam sobre  o Coração e o Intestino Delgado (elemento Fogo).
• Alimentos salgados: em quantidade moderada abrandam, lubrificam.
Actuam sobre o Rim e a Bexiga urinaria (elemento Água).
• Alimentos doces: ascendem a energia e lubrificam.
Actuam sobre o Baço, Pâncreas e o  Estômago (elemento Terra).
Segundo a sua cor:
• Alimentos vermelhos: revitalizam.
• Alimentos amarelos: estabilizam, equilibram.
• Alimentos verdes: desintoxicam, depurativos.
• Alimentos negros: adstringem, tonificam o "Jing"(essência).
• Alimentos brancos: purificam.
Segundo o tropismo do meridiano:
• Cada alimento tem um meridiano de impacto principal.
Exemplo: a pêra no meridiano do Pulmão, os espinafres no meridiano do Fígado, a abóbora no Baço, as castanhas no Coração e os azuki no Rim.
• Tendo em conta todos estes critérios e segundo o diagnóstico determinam-se os alimentos mais convenientes para corrigir os desequilíbrios existentes.

A dieta segundo a MTC tem vantagens e inconvenientes. Como vantagem principal temos que não é una dieta fixa mas que se adapta às condições particulares de cada pessoa: constituição física, idade, época do ano, país em que vive, tipo de trabalho que realiza, tipo de patologia que apresenta etc. Também temos como vantagem que não tem em conta o aspecto quantitativo (quantidade de alimento) mas o qualitativo (qualidade energética do alimento) e está basiada nos princípios básicos da Medicina Tradicional Chinesa que tem em conta o ser humano na totalidade, desde la globalidade. Como inconvenientes é o facto de que para aplicar este tipo de dietas requerem-se conhecimentos prévios de Medicina tradicional Chinesa.

Exemplo de um menu:
 2 dietas comparativas
Tipo A: una pessoa friorenta, lenta, asténica com tendência ao cansaço.
Tipo B: uma pessoa activa, nervosa, com tendência ao calor.

Pequeno-almoço:
Tipo A: Creme de aveia com um pouco de canela e 2 ou 3 nozes.
Tipo B: Salada de frutas da estação com sumo de laranja ou um iogurte.

Almoço
Tipo A
• Sopa de miso com alga wakame e cenouras.
• Azuki (fervido com cebola, um pouco de abóbora, alho francês, um dente de alho e um pouco de gengibre) acompanhado de arroz integral.
• Sobremesa: maçã no forno.
• Infusão: alcaçuz, salva ou tomilho.
Tipo B
• Salada variada com rabanete, nabo ralado, endívias, couve, alga nori e sementes de girassol.
• Massa integral (macarrão, esparguete) com verduras guisadas ou salteadas.
• Sobremesa: requeijão.
• Infusão: de hortelã ou camomila.
Jantar

Tipo A
• Sopa de arroz integral.
• Frango grelhado com legumes cozidos.
Tipo B
• Creme de espargos com sementes de sésamo.
• Ensopado de peixe com legumes.
Na dieta tipo A escolheram-se alimentos de natureza neutra e quente.
No tipo B alimentos maioritariamente frescos e neutros e alguns frios.
Também tivemos em conta os sabores, as cores etc.

Realmente a Dieta segundo a Medicina Tradicional Chinesa ajuda-nos a ser conscientes a todo o momento de como nos sentimos (com calor ou frio, cansados ou excitados, com secura ou excesso de suor, etc.) e a partir daqui modificar a nossa dieta só com uns retoques para recuperar o equilíbrio.



 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pontos Shu das costas

Pontos Shu das costas Os pontos shu  também são conhecidos como pontos de assentimento ou de transporte posterior. São pontos de natureza yang , pois pertencem ao meridiano da bexiga que é de natureza yang. Além disso todos os outros meridianos que passam pelas costas são de natureza yang. São um total de 12 pontos que fazem ligação aos zang fu. Na tabela abaixo fazemos a devida correspondência e consequente informação sobre algumas das indicações: MERIDIANOS SHU COSTAS INDICAÇÕES PULMÃO 13B/ feishu tosse, asma, rigidez no peito, alergias, nariz, pele, acne, eczema MESTRE DO CORAÇÃO 14B/ jueyinshu palpitações, tosse CORAÇÃO 15B/ xinshu palpitações, rigidez no peito, angina de peito, problemas mentais FÍGADO 18B/ ganshu hepatite, sabor amargo na boca, hipertensão, dor hipocondríaca, tonturas, problemas oculares VESÍCULA BILIAR 19B/ danshu colecistite, sabor amargo na boca, icterícia, dor hipocondríaca BAÇO/PÂNCREAS 20B/ pishu más digestões, falta de a

Ponto 20VB Lagoa dos Ventos

PONTO VB20 (LAGOA DOS VENTOS) LOCALIZAÇÃO DO PONTO Situa-se numa reentrância óssea localizada entre o músculo esternocleidomastóideo e a inserção superior do músculo trapézio, ou na reentrância óssea localizada entre a tuberosidade occipi tal externa e o processo mastóideo. CARACTERÍSTICAS DO PONTO Ponto comum do Canal de Energia Principal da Vesícula Biliar com o Canal de Energia Curioso Yang Wei INDICAÇÕES DO PONTO Nevralgias da cabeça Torcicolo Apoplexia e coma devido ao Vento Perverso Disartria Surdez Zumbidos Afecções oculares Afecções nasais Hipertensão Resfriados Vertigem Doenças cerebrais Desmaio FUNÇÕES ENERGÉTICAS DO PONTO Nutre o cérebro Clareia a visão Harmoniza o excesso de Yang Qi Melhora as funções das articulações Exterioriza as Energias Perversas Ativa a circulação de Sangue Remove as obstruções de Qi dos Canais de Energia Relaxa os músculos e tendões Dispersa o Vento, o Vento-Frio, o Vento-Calor e o Frio Dispersa o Vento do Fígado ASSOCIAÇÕES DO PONTO H

Os pontos de acupuntura mais importantes

Introdução: A acupuntura é um importante ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e dada a grande eficácia que tem, no Ocidente é utilizada como o principal método de tratamento de muitas patologias. É importante conhecer bem a teoria do Yin e Yang, a lei dos 5 movimentos, os órgãos e vísceras, e os meridianos por onde circula a energia vital.  Pontos de acupuntura importantes Tipo de pontos - pontos dos 5 movimentos - pontos Fonte (Yuan) - pontos de Passagem (Luo) - pontos de Assentamento (Shu) - pontos de Alarme (Mu) - pontos de encruzilhada - pontos de estimulação sistémica - pontos reguladores - pontos de tonificação - pontos de dispersão Pontos dos 5 movimentos (Wu Shu Xue) informação geral: - São pontos localizados no inicio e no fim de cada meridiano principal por onde entra e sai a energia vital. - Correspondem a um dos cinco movimentos e pode-se atuar sobre eles com esta metodologia para conseguir um maior efeito.