Avançar para o conteúdo principal

Tratar a Rinite Alérgica com Acupuntura

Tratar a Rinite Alérgica com Acupuntura

Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa


Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o corpo é composto por uma rede de caminhos de energia conhecida como "meridianos". Os doze meridianos ajudam a manter um equilíbrio de Yin (substâncias que nutrem o corpo, como o sangue e fluidos corporais) e Yang (relacionados com a actividade e função) dentro do corpo. 


Quando Qi (energia vital) e Xue (sangue) fluem livremente através dos meridianos, o organismo funciona na perfeição. No entanto, se um caminho de energia está obstruído, a função do seu órgão correspondente também será afectada: o yin e o yang do organismo entrará em desequilíbrio e consequentemente todo o organismo.

A acupuntura estimula pontos específicos do corpo ao longo dos meridianos. Funciona através da remoção de bloqueios de energia nos meridianos e regula o fluxo geral de energia para que o organismo possa retornar o estado de equilíbrio e saúde.

No caso da rinite alérgica, o bloqueio energético situa-se no meridiano do pulmão, para o qual o nariz é considerado uma extensão. Sob condições normais, os pulmões podem controlar a respiração e garantir que se respira livremente através do nariz e com um sentido do olfacto. No MTC, os pulmões são também responsáveis ​​pela dispersão da energia por todo o corpo e para a prevenção de factores patogénicos de invadirem o organismo.

De acordo com o MTC, a rinite alérgica é devida a uma invasão externa de calor ou frio e vento com uma deficiência de Qi pulmonar subjacente que, em alguns casos, é ainda mais complicada pela deficiência do Baço ou Rim.

Deficiência do Qi Pulmão 
Deficiência dos pulmões pode ser atribuído à genética, doença pulmonar crónica e exercício excessivo ou insuficiente. O Qi do Pulmão é mais afectado por emoções de tristeza. Na MTC, as pessoas com deficiência de Qi do Pulmão também podem sofrer de uma deficiência de Qi Defensivo (Wei Qi) e, assim, serem susceptíveis a vento externo. Os sintomas típicos incluem fadiga física e mental, apatia, sudorese com esforço mínimo, e facilidade em se constipar.

Deficiência do Qi Baço
Na MTC, o funcionamento do Baço é prejudicado pelo excesso de pensamentos, maus hábitos alimentares e consumo de alimentos que contribuem para a "humidade" e "catarro" dentro do corpo. Alimentos que podem agravar o sistema digestivo são as gorduras, fritos, alimentos picantes e frios, bem como os doces, lacticínios e álcool. 


Deficiência de Rim 
A deficiência dos rins pode ser devida a condições hereditárias, doenças crónicas, envelhecimento, excesso de trabalho e um susto repentino. Nos casos em que a doença é genética, as condições alérgicas começam geralmente durante a infância. Uma vez que os rins na MTC são a fonte de todos os Qi (Qi Primordial) dentro do organismo, uma deficiência dos rins também pode perturbar o funcionamento do pulmão do Qi Defensivo (que vem do Qi Primordial). Esta condição ocorre frequentemente em pessoas que têm uma condição de asma ou eczema, e pode surgir a partir de uma das síndromes anteriormente discutidas.


Tratamento:

O tempo ideal para o tratamento da rinite alérgica sazonal com a acupuntura é pelo menos um mês antes da altura em que os sintomas começam normalmente. Enquanto alguns pacientes podem sentir um alívio imediato após apenas alguns tratamentos, seis a dez tratamentos, uma vez por semana é normalmente necessário para tratar doenças agudas. As condições crónicas podem requerer um tratamento adicional.

Para o alívio temporário da congestão nasal e coceira, alguns pontos de acupuntura comuns podem ser massajados por alguns minutos, várias vezes ao dia com as pontas dos dedos: Yintang (localizado entre as sobrancelhas), Yinxiang ou LI 20 (localizada no sulco naso-labial adjacente ao narinas), e, finalmente, Hegu ou LI4, (localizado na parte de trás da mão entre o polegar e o dedo indicador).




Ficou com alguma dúvida?
Coloque-a através dos seguintes contactos:


  • wcanavarro@gmail.com
  • Formulário de contacto (aqui)







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pontos Shu das costas

Pontos Shu das costas Os pontos shu  também são conhecidos como pontos de assentimento ou de transporte posterior. São pontos de natureza yang , pois pertencem ao meridiano da bexiga que é de natureza yang. Além disso todos os outros meridianos que passam pelas costas são de natureza yang. São um total de 12 pontos que fazem ligação aos zang fu. Na tabela abaixo fazemos a devida correspondência e consequente informação sobre algumas das indicações: MERIDIANOS SHU COSTAS INDICAÇÕES PULMÃO 13B/ feishu tosse, asma, rigidez no peito, alergias, nariz, pele, acne, eczema MESTRE DO CORAÇÃO 14B/ jueyinshu palpitações, tosse CORAÇÃO 15B/ xinshu palpitações, rigidez no peito, angina de peito, problemas mentais FÍGADO 18B/ ganshu hepatite, sabor amargo na boca, hipertensão, dor hipocondríaca, tonturas, problemas oculares VESÍCULA BILIAR 19B/ danshu colecistite, sabor amargo na boca, icterícia, dor hipocondríaca BAÇO/PÂNCREAS 20B/ pishu más digestões, falta de a

Ponto 20VB Lagoa dos Ventos

PONTO VB20 (LAGOA DOS VENTOS) LOCALIZAÇÃO DO PONTO Situa-se numa reentrância óssea localizada entre o músculo esternocleidomastóideo e a inserção superior do músculo trapézio, ou na reentrância óssea localizada entre a tuberosidade occipi tal externa e o processo mastóideo. CARACTERÍSTICAS DO PONTO Ponto comum do Canal de Energia Principal da Vesícula Biliar com o Canal de Energia Curioso Yang Wei INDICAÇÕES DO PONTO Nevralgias da cabeça Torcicolo Apoplexia e coma devido ao Vento Perverso Disartria Surdez Zumbidos Afecções oculares Afecções nasais Hipertensão Resfriados Vertigem Doenças cerebrais Desmaio FUNÇÕES ENERGÉTICAS DO PONTO Nutre o cérebro Clareia a visão Harmoniza o excesso de Yang Qi Melhora as funções das articulações Exterioriza as Energias Perversas Ativa a circulação de Sangue Remove as obstruções de Qi dos Canais de Energia Relaxa os músculos e tendões Dispersa o Vento, o Vento-Frio, o Vento-Calor e o Frio Dispersa o Vento do Fígado ASSOCIAÇÕES DO PONTO H

Os pontos de acupuntura mais importantes

Introdução: A acupuntura é um importante ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e dada a grande eficácia que tem, no Ocidente é utilizada como o principal método de tratamento de muitas patologias. É importante conhecer bem a teoria do Yin e Yang, a lei dos 5 movimentos, os órgãos e vísceras, e os meridianos por onde circula a energia vital.  Pontos de acupuntura importantes Tipo de pontos - pontos dos 5 movimentos - pontos Fonte (Yuan) - pontos de Passagem (Luo) - pontos de Assentamento (Shu) - pontos de Alarme (Mu) - pontos de encruzilhada - pontos de estimulação sistémica - pontos reguladores - pontos de tonificação - pontos de dispersão Pontos dos 5 movimentos (Wu Shu Xue) informação geral: - São pontos localizados no inicio e no fim de cada meridiano principal por onde entra e sai a energia vital. - Correspondem a um dos cinco movimentos e pode-se atuar sobre eles com esta metodologia para conseguir um maior efeito.