Avançar para o conteúdo principal

Lombalgia na Medicina Chinesa


A lombalgia é uma patologia muito comum na minha prática clínica. Em média, em 10 pacientes, 2 procuram a Medicina Chinesa para tratar lombalgias.

A Invasão de Frio e humidade é uma das causas mais comuns na minha experiência, mas podem existir outros síndromes associados, como pode ver mais abaixo. Gosto de utilizar moxa e ventosas, para além dos pontos de acupuntura descritos mais abaixo também.

*Todo o material que partilho é baseado na minha experiência clínica e no que realmente resulta nos meus pacientes. Existem muitas outras formas de tratar uma mesma patologia.



A Lombalgia na Medicina Chinesa


Síndromes


Invasão de Frio e Humidade
Dor lombar aguda ou crónica que piora de manhã e melhora ligeiramente com o exercício. Melhora com a aplicação de calor e piora com o frio e a humidade. A zona da dor é bastante grande. Sensação de frio na parte lombar. 
Língua: Saburra branca e grossa
Pulso: cheio e tenso

Estancamento de Qi e Xue
Dor lombar aguda ou crónica que melhora ligeiramente com o movimento mas piora com o exercício físico. A zona da dor é bastante pequena e localizada. Rigidez muscular.
Língua: sem alterações
Pulso: em corda

Deficiência de Rim
Dor lombar crónica, alivia com o repouso e agrava-se com o exercício físico. Debilidade lombar, sensação de frio na zona afetada, vertigens, zumbidos, dor nos joelhos. 
Língua: pálida (pode estar sem saburra no caso de haver deficiência de Yin de Rim)
Pulso: profundo e débil

Estancamento do Qi de Fígado
Dor lombar aguda ou crónica que surge em crises, pode ser desencadeada por stress emocional. Espasmos e rigidez dos músculos da coluna. Irritabilidade, irregularidade menstrual nas mulheres.
Língua: em casos mais graves pode estar mais ligeiramente vermelha nos bordos
Pulso: em corda

Pontos de Acupuntura


DOR AGUDA - devido a Frio Humidade e/ou Estancamento de Qi e Xue

***Pontos distais: nas crises agudas os pontos distais são muito importantes

40B --- se a dor está na parte lombar logo acima das nádegas, seja ela unilateral ou bilateral

26DM --- se a dor está na linha média 

10B --- igual ao anterior, a sensação de punção deve irradiar para baixo ao longo do meridiano da bexiga

3ID ---se a dor é unilateral e ligeiramente alta, à altura do umbigo

ponto extra Yaotongxue ---se a dor é unilateral e situa-se na parte média das costas, acima do nível do umbigo

58B --- dor na perna entre o meridiano da bexiga e da vesícula biliar (ou seja, não está claro que seja num meridiano ou outro)

62B --- se a dor é unilateral e irradia pela perna abaixo

59B --- se há dificuldade em caminhar




Técnica utilizada:


Punturar primeiro os pontos distais, obter a sensação de punção e depois manipular a agulha vigorosamente com o método de dispersão enquanto o paciente flexiona e gira suavemente a cintura.
É aconselhado o paciente estar de pé. As agulhas devem ficar durante 15m.

Depois disto, retiram-se as agulhas distais e o paciente deita-se para se punturar os pontos locais.

Pontos locais


Seleccionam-se de acordo com a sensibilidade à pressão. 

26B --- é o ponto local mais importante e quase sempre é doloroso à palpação

25B --- se a dor é acima da zona sacroilíaca

54B --- se a dor se localiza nas nádegas

ponto extra Tunzhong (lateral a 54B) se a dor é nas nádegas

36B --- se a dor irradia para baixo na parte posterior do músculo

37B --- se a dor irradia para baixo na parte posterior do músculo

3DM --- fortalece as costas e as pernas 

4DM --- tonifica o Yang de Rim 

8DM --- relaxa os tendões e alivia a rigidez 

Shiqizhuixia (no Vaso Governador, abaixo da ponta da L5) --- é um ponto extra extremamente eficaz para a dor lombar 

32B --- este ponto usa-se se a dor está sobre o sacro 

23B --- usa-se sempre este ponto na dor lombar crónica com Deficiência de Rim





DOR CRÓNICA - Deficiência de Rim que pode estar combinada com Retenção de Frio Humidade ou Estancamento de Qi e Xue  ou ambos

3ID e 62B --- combinados abrem o Vaso Governador, fortalecem a coluna e tonificam o Rim (Nos homens, puntura-se o 3ID no lado esquerdo e o 62B do lado direito. Nas mulheres puntura-se o 3ID no lado direito e o 62B do lado esquerdo). 7P no lado esquerdo e 6R do lado direito. Retiram-se as agulhas em ordem inversa. 



***este tratamento só é eficaz se a dor lombar procede a linha média. acima da coluna. Se a dor começa de um só lado devem utilizar-se os seguintes pontos:

62B e 3ID, nesta ordem, abrem o Vaso de Subida de Yang e podem usar-se se a dor lombar é irradia para o exterior em direção à anca. Nos homens, puntura-se o 62B do lado esquerdo e o 3ID do lado direito, e o contrário nas mulheres

60B --- se afeta também a parte superior das costas e o pescoço

4R --- tonifica o Rim

3BP --- usa-se na dor lombar crónica com escoliose 

20DM --- quando a dor rstá na parte inferior da coluna lombar

7C --- acalma a mente e alivia os espasmos (especialmente indicado em homens tensos com o pulso em corda e fino)

Outras combinações:

  • 3BB + 20B
  • 3R + 23B
  • 11B + 39VB

23B deve usar-se sempre.

Outros pontos importantes: 
  • 26B, 54B, Tunzhong, Yaoyan

Se existe Deficiência de Yang de Rim ou se há Frio Humidade nas costas, a caixa de moxa deve ser colocada na zona lombar. 


****Material teórico disponibilizado por Vanda Canavarro - Pós-graduada em Medicina Chinesa

APRENDER MEDICINA CHINESA

No facebook Aprender Medicina Chinesa poderá acompanhar mais material de diagnóstico e tratamento de patologias, assim como o estudo de casos clínicos. Também disponibilizo ebooks sobre o tratamento de várias patologias. 
Acompanhe tudo AQUI!
Conheça os ebooks de Medicina Chinesa disponíveis para venda AQUI!


Se tiver alguma dúvida, contacte-me: wcanavarro@gmail.com




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pontos Shu das costas

Pontos Shu das costas Os pontos shu  também são conhecidos como pontos de assentimento ou de transporte posterior. São pontos de natureza yang , pois pertencem ao meridiano da bexiga que é de natureza yang. Além disso todos os outros meridianos que passam pelas costas são de natureza yang. São um total de 12 pontos que fazem ligação aos zang fu. Na tabela abaixo fazemos a devida correspondência e consequente informação sobre algumas das indicações: MERIDIANOS SHU COSTAS INDICAÇÕES PULMÃO 13B/ feishu tosse, asma, rigidez no peito, alergias, nariz, pele, acne, eczema MESTRE DO CORAÇÃO 14B/ jueyinshu palpitações, tosse CORAÇÃO 15B/ xinshu palpitações, rigidez no peito, angina de peito, problemas mentais FÍGADO 18B/ ganshu hepatite, sabor amargo na boca, hipertensão, dor hipocondríaca, tonturas, problemas oculares VESÍCULA BILIAR 19B/ danshu colecistite, sabor amargo na boca, icterícia, dor hipocondríaca BAÇO/PÂNCREAS 20B/ pishu más digestões, falta de a

Ponto 20VB Lagoa dos Ventos

PONTO VB20 (LAGOA DOS VENTOS) LOCALIZAÇÃO DO PONTO Situa-se numa reentrância óssea localizada entre o músculo esternocleidomastóideo e a inserção superior do músculo trapézio, ou na reentrância óssea localizada entre a tuberosidade occipi tal externa e o processo mastóideo. CARACTERÍSTICAS DO PONTO Ponto comum do Canal de Energia Principal da Vesícula Biliar com o Canal de Energia Curioso Yang Wei INDICAÇÕES DO PONTO Nevralgias da cabeça Torcicolo Apoplexia e coma devido ao Vento Perverso Disartria Surdez Zumbidos Afecções oculares Afecções nasais Hipertensão Resfriados Vertigem Doenças cerebrais Desmaio FUNÇÕES ENERGÉTICAS DO PONTO Nutre o cérebro Clareia a visão Harmoniza o excesso de Yang Qi Melhora as funções das articulações Exterioriza as Energias Perversas Ativa a circulação de Sangue Remove as obstruções de Qi dos Canais de Energia Relaxa os músculos e tendões Dispersa o Vento, o Vento-Frio, o Vento-Calor e o Frio Dispersa o Vento do Fígado ASSOCIAÇÕES DO PONTO H

Os pontos de acupuntura mais importantes

Introdução: A acupuntura é um importante ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e dada a grande eficácia que tem, no Ocidente é utilizada como o principal método de tratamento de muitas patologias. É importante conhecer bem a teoria do Yin e Yang, a lei dos 5 movimentos, os órgãos e vísceras, e os meridianos por onde circula a energia vital.  Pontos de acupuntura importantes Tipo de pontos - pontos dos 5 movimentos - pontos Fonte (Yuan) - pontos de Passagem (Luo) - pontos de Assentamento (Shu) - pontos de Alarme (Mu) - pontos de encruzilhada - pontos de estimulação sistémica - pontos reguladores - pontos de tonificação - pontos de dispersão Pontos dos 5 movimentos (Wu Shu Xue) informação geral: - São pontos localizados no inicio e no fim de cada meridiano principal por onde entra e sai a energia vital. - Correspondem a um dos cinco movimentos e pode-se atuar sobre eles com esta metodologia para conseguir um maior efeito.