Avançar para o conteúdo principal

Como combater o frio com a Medicina Chinesa





Estamos no Inverno, é preciso aquecermo-nos!



A Medicina Chinesa baseia-se nos ciclos naturais da natureza e na sua observação. No inverno o frio é característico e se desejamos estarmos em equilíbrio, devemos aquecermo-nos! No entanto vejo pacientes a chegar à consulta mal agasalhados, com o cabelo molhado ou com meias finas, e ressalvo sempre a importância de se manterem quentes, mesmo para a própria eficácia do tratamento.

O frio e a humidade invadem o corpo pelos pés, através do meridiano do Rim, que é responsável pelo Jing (a imunidade e longevidade). 

Uma das formas que a Medicina Chinesa usa para aquecer os meridianos, e expulsar o frio e a humidade do organismo, é o uso da Moxabustão.

Os meus pacientes já estão habituados ao cheirinho intenso da moxa que é feita em todos os tratamentos de Medicina Chinesa e Acupuntura. Em casos mais severos de frio e humidade ofereço um bastão de moxa para o paciente levar para casa e fazer a sua aplicação diariamente.

Foto Art of Acupuncture

O calor é produzido a partir de dentro, também


Comer os alimentos certos em cada estação irão contribuir imenso para o equilíbrio do organismo. 

No Inverno devem ser ingeridos alimentos quentes, cozidos e de fácil digestão. Sopas, legumes a vapor, assados e uma pequena porção de frutas frescas. As saladas devem ser ingeridas em pequenas quantidades e sempre acompanhadas de algum alimento quente como o gengibre, por exemplo. Acompanhe as refeições com uma infusão morna de plantas como a camomila e o jasmim.

A menos que seja uma pessoa extremamente quente, e só por si isso é um sinal de desequilíbrio, deve começar o dia com um pequeno almoço de papas de aveia ou arroz, com algumas gotas de mel, goji e uma bebida quente. A última refeição do dia não deve ser ingerida muito tarde.

 Desta forma o nosso baço estará em perfeita forma para transformar e transportar os nutrientes, e a sua absorção será muito melhor. Isso por si só conduzirá a melhores níveis de energia, a uma maior imunidade e a uma melhor saúde. 

Acalme-se


O Inverno é a altura para descansar, fazer um balanço, reflectir e para movimentos suaves com exercícios leves. Isso irá permitir que a energia do fígado flua suavemente e não estagne na sua preparação para a expansão na Primavera.

Deite-se cedo


Ou o mais cedo possível. É recomendado deitar-se antes das 23h durante o Inverno. é durante o sono que se recupera e reforça a nossa imunidade. O nosso Shen instala-se e o nosso Yin detém o Yang até de manhã. Evite ginásios e música alta e luzes fortes à noite. Escolha momentos tranquilos com a família e amigos. 

São mudanças simples no seu estilo de vida e uma forma de ser gentil consigo mesmo e se conetar ao ciclos naturais da natureza. 


Se acha que terá de fazer grandes mudanças para se adaptar a este estilo de vida, sugiro que as faça gradualmente, passo-a-passo, sem culpa e com paciência. O mais importante é a consciência que vamos adquirindo do que é o melhor para nós. 



Consultas na Maia
Rua Padre António, 278 - Maia
229 414 651 / 965 090 409

Ficou com alguma dúvida?
Coloque-a através dos seguintes contactos:
  • wcanavarro@gmail.com
  • Formulário de contacto (aqui)
Todas as consultas são realizadas por mim no meu espaço na Maia -  Naturalis.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pontos Shu das costas

Pontos Shu das costas Os pontos shu  também são conhecidos como pontos de assentimento ou de transporte posterior. São pontos de natureza yang , pois pertencem ao meridiano da bexiga que é de natureza yang. Além disso todos os outros meridianos que passam pelas costas são de natureza yang. São um total de 12 pontos que fazem ligação aos zang fu. Na tabela abaixo fazemos a devida correspondência e consequente informação sobre algumas das indicações: MERIDIANOS SHU COSTAS INDICAÇÕES PULMÃO 13B/ feishu tosse, asma, rigidez no peito, alergias, nariz, pele, acne, eczema MESTRE DO CORAÇÃO 14B/ jueyinshu palpitações, tosse CORAÇÃO 15B/ xinshu palpitações, rigidez no peito, angina de peito, problemas mentais FÍGADO 18B/ ganshu hepatite, sabor amargo na boca, hipertensão, dor hipocondríaca, tonturas, problemas oculares VESÍCULA BILIAR 19B/ danshu colecistite, sabor amargo na boca, icterícia, dor hipocondríaca BAÇO/PÂNCREAS 20B/ pishu más digestões, falta de a

Ponto 20VB Lagoa dos Ventos

PONTO VB20 (LAGOA DOS VENTOS) LOCALIZAÇÃO DO PONTO Situa-se numa reentrância óssea localizada entre o músculo esternocleidomastóideo e a inserção superior do músculo trapézio, ou na reentrância óssea localizada entre a tuberosidade occipi tal externa e o processo mastóideo. CARACTERÍSTICAS DO PONTO Ponto comum do Canal de Energia Principal da Vesícula Biliar com o Canal de Energia Curioso Yang Wei INDICAÇÕES DO PONTO Nevralgias da cabeça Torcicolo Apoplexia e coma devido ao Vento Perverso Disartria Surdez Zumbidos Afecções oculares Afecções nasais Hipertensão Resfriados Vertigem Doenças cerebrais Desmaio FUNÇÕES ENERGÉTICAS DO PONTO Nutre o cérebro Clareia a visão Harmoniza o excesso de Yang Qi Melhora as funções das articulações Exterioriza as Energias Perversas Ativa a circulação de Sangue Remove as obstruções de Qi dos Canais de Energia Relaxa os músculos e tendões Dispersa o Vento, o Vento-Frio, o Vento-Calor e o Frio Dispersa o Vento do Fígado ASSOCIAÇÕES DO PONTO H

Os pontos de acupuntura mais importantes

Introdução: A acupuntura é um importante ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e dada a grande eficácia que tem, no Ocidente é utilizada como o principal método de tratamento de muitas patologias. É importante conhecer bem a teoria do Yin e Yang, a lei dos 5 movimentos, os órgãos e vísceras, e os meridianos por onde circula a energia vital.  Pontos de acupuntura importantes Tipo de pontos - pontos dos 5 movimentos - pontos Fonte (Yuan) - pontos de Passagem (Luo) - pontos de Assentamento (Shu) - pontos de Alarme (Mu) - pontos de encruzilhada - pontos de estimulação sistémica - pontos reguladores - pontos de tonificação - pontos de dispersão Pontos dos 5 movimentos (Wu Shu Xue) informação geral: - São pontos localizados no inicio e no fim de cada meridiano principal por onde entra e sai a energia vital. - Correspondem a um dos cinco movimentos e pode-se atuar sobre eles com esta metodologia para conseguir um maior efeito.