Avançar para o conteúdo principal

A Medicina Chinesa na Mulher - Endometriose



Definição


A endometriose é uma condição resultante da presença de tecido endométrico fora da cavidade uterina. As áreas onde se pode localizar são vastas e normalmente múltiplas, designadamente:


  • ovário, parede uterina externa, trompas de Falópio, umbigo, cólon sigmoide, bexiga, vagina

Ocorrência


A incidência da endometriose está atualmente em crescimento. Os grupos mais afetados são:
  • mulheres em idades entre os 20-40 anos que não tenha tido filhos
  • mulheres submetidas a esterilização por laqueação das trompas uterinas
  • parece existir uma correlação entre a endometriose e a utilização de tampões, as relações sexuais durante a menstruação e o uso de dispositivos intra-uterinos (aparelho).

Sintomas e sinais


Os sintomas e sinais mais comuns na endometriose são os seguintes:
  • dismenorreia (dor intensa que começa antes da menstruação e continua quase até ao seu fim)
  • dor pélvica
  • dor lombar baixa irradiando para a parte anterior da coxa
  • períodos abundantes
  • hemorragias irregulares
  • infertilidade (a inflamação no pélvis pode obstruir a passagem dos óvulos nas trompas de Falópio)
  • dispareunia (dores nas relações sexuais)
  • dor acompanhada por nauseas e vómitos ou diarreia
  • dor na defecação
  • ovários dilatados e dolorosos
É importante frisar, no entanto, que 30-35% das mulheres com endometriose não sofrem de nenhuma 
dor ou desconforto, apesar de terem outras manifestações tais como infertilidade ou massas pélvicas.


MEDICINA CHINESA


Na endometriose existe sempre estase de sangue, mas na infertilidade provocada pela endometriose existem outros fatores em jogo, em particular, deficiência de Yang dos Rins originando insuficiência luteal.
Existe sempre deficiência dos Rins e desarmonia entre o Fígado e o Baço.


Princípio de tratamento


  • revigorar o sangue e tonificar os rins, regular a menstruação
  • é importante aquecer o útero mesmo que não existam sintomas específicos de Frio, de modo a assegurar o crescimento de Yang nas fases 3 e 4. Obviamente contra-indicado no caso de existir Fogo do Fígado ou Calor-Humidade.
  • Tonificar os Rins (Yang ou Yin). É importante tonificar os Rins nas fases 2 e 3 do ciclo.
  • Tratamento de acupuntura para promover a ovulação: a) 3RM, 6BP, 12R; b) 4RM, 3RM, 6BP Zigong (extra). Começar quando surgir o muco cervical.

DIFERENCIAÇÃO DE SÍNDROMES

- Estase de Sangue do Fígado
- Estagnação de Frio no Útero
- Humidade-calor no Útero
- Humidade-Flema no Útero
- Deficiência de Yang Rim
- Deficiência Yin Rim
- Deficiência de Sangue


Ficou com alguma dúvida?
Coloque-a através dos seguintes contactos:

  • wcanavarro@gmail.com
  • Formulário de contacto (aqui)


Consultas na Maia
Rua Padre António, 278 - Maia
229 414 651 / 965 090 409


Todas as consultas são realizadas por mim no meu espaço na Maia -  Clínica Dra Vanda Canavarro




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pontos Shu das costas

Pontos Shu das costas Os pontos shu  também são conhecidos como pontos de assentimento ou de transporte posterior. São pontos de natureza yang , pois pertencem ao meridiano da bexiga que é de natureza yang. Além disso todos os outros meridianos que passam pelas costas são de natureza yang. São um total de 12 pontos que fazem ligação aos zang fu. Na tabela abaixo fazemos a devida correspondência e consequente informação sobre algumas das indicações: MERIDIANOS SHU COSTAS INDICAÇÕES PULMÃO 13B/ feishu tosse, asma, rigidez no peito, alergias, nariz, pele, acne, eczema MESTRE DO CORAÇÃO 14B/ jueyinshu palpitações, tosse CORAÇÃO 15B/ xinshu palpitações, rigidez no peito, angina de peito, problemas mentais FÍGADO 18B/ ganshu hepatite, sabor amargo na boca, hipertensão, dor hipocondríaca, tonturas, problemas oculares VESÍCULA BILIAR 19B/ danshu colecistite, sabor amargo na boca, icterícia, dor hipocondríaca BAÇO/PÂNCREAS 20B/ pishu más digestões, falta de a

Ponto 20VB Lagoa dos Ventos

PONTO VB20 (LAGOA DOS VENTOS) LOCALIZAÇÃO DO PONTO Situa-se numa reentrância óssea localizada entre o músculo esternocleidomastóideo e a inserção superior do músculo trapézio, ou na reentrância óssea localizada entre a tuberosidade occipi tal externa e o processo mastóideo. CARACTERÍSTICAS DO PONTO Ponto comum do Canal de Energia Principal da Vesícula Biliar com o Canal de Energia Curioso Yang Wei INDICAÇÕES DO PONTO Nevralgias da cabeça Torcicolo Apoplexia e coma devido ao Vento Perverso Disartria Surdez Zumbidos Afecções oculares Afecções nasais Hipertensão Resfriados Vertigem Doenças cerebrais Desmaio FUNÇÕES ENERGÉTICAS DO PONTO Nutre o cérebro Clareia a visão Harmoniza o excesso de Yang Qi Melhora as funções das articulações Exterioriza as Energias Perversas Ativa a circulação de Sangue Remove as obstruções de Qi dos Canais de Energia Relaxa os músculos e tendões Dispersa o Vento, o Vento-Frio, o Vento-Calor e o Frio Dispersa o Vento do Fígado ASSOCIAÇÕES DO PONTO H

Os pontos de acupuntura mais importantes

Introdução: A acupuntura é um importante ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e dada a grande eficácia que tem, no Ocidente é utilizada como o principal método de tratamento de muitas patologias. É importante conhecer bem a teoria do Yin e Yang, a lei dos 5 movimentos, os órgãos e vísceras, e os meridianos por onde circula a energia vital.  Pontos de acupuntura importantes Tipo de pontos - pontos dos 5 movimentos - pontos Fonte (Yuan) - pontos de Passagem (Luo) - pontos de Assentamento (Shu) - pontos de Alarme (Mu) - pontos de encruzilhada - pontos de estimulação sistémica - pontos reguladores - pontos de tonificação - pontos de dispersão Pontos dos 5 movimentos (Wu Shu Xue) informação geral: - São pontos localizados no inicio e no fim de cada meridiano principal por onde entra e sai a energia vital. - Correspondem a um dos cinco movimentos e pode-se atuar sobre eles com esta metodologia para conseguir um maior efeito.