Avançar para o conteúdo principal

Insuficiência de Yin e Calor por deficiência



Insuficiência de Yin e Calor por deficiência

O Calor por insuficiência deriva da insuficiência de Yin, e estas duas condições patológicas (insuficiência de Yin e Calor por insuficiência) são consideradas idênticas. Todos os livros de textos chineses incluem as manifestações clínicas de Calor por insuficiência no síndrome de insuficiência de Yin. Por exemplo, no síndrome de insuficiência d Yin do Pulmão surge garganta seca e tosse seca (insuficiência de Yin) e calor nos 5 centros (Calor por insuficiência).

Na prática clínica isto não acontece, uma vez que a insuficiência de Yin pode desenvolver-se ao longo de muito tempo sem que apareçam sintomas ou sinais de Calor por insuficiência: portanto, a insuficiência de Yin e o Calor por insuficiência são condições patológicas diferentes, apesar da segunda derivar da primeira.

Insuficiência de Yin


A sintomatologia da insuficiência de Yin varia segundo o órgão envolvido, mas de uma forma geral inclui transpiração noturna e sintomas e sinais de secura como garganta seca, tosse seca, lábios secos, olhos secos, boca seca, sede com desejo de beber com pequenos goles e língua sem saburra e possivelmente com fissuras.

Calor por Insuficiência


A sintomatologia do Calor por insuficiência inclui sensação de calor (que piora ao entardecer), Calor nos 5 centros (sensação de calor nas palmas das mãos, tórax e na planta dos pés), rubor malar, febrícula, língua vermelha sem saburra, e, provavelmente, um pulso rápido.

Língua


A língua mostra claramente a insuficiência de Yin e o Calor por insuficiência.

É importante entender que, apesar do Calor por insuficiência derivar da insuficiência de Yin, o seu desenvolvimento leva tempo. Por isso, um paciente pode mostrar toda a sintomatologia de uma deficiência de Yin na língua durante vários anos sem desenvolver um Calor por insuficiência, e a língua reflete esta situação através duma ausência de saburra (insuficiência de Yin) mas com uma cor normal (sem Calor por insuficiência).

Desta forma, a insuficiência de Yin manifesta-se na língua através da ausência de saburra; portanto, uma língua sem saburra mas de cor normal indica uma insuficência de Yin sem calor por deficiência

À medida que a insuficiência de Yin se agrava com o passar do tempo, pode desenvolver-se um Calor por insuficiência, fazendo com que a língua se torne vermelha: portanto, o Calor por insuficiência manifesta-se na língua através de uma língua vermelha mas sem saburra.

Ouvimos muitas vezes que "nas insuficiência de Yin a língua é vermelha" mas, isto não é assim, na insuficiência de Yin a língua é sem saburra; no Calor por insuficiência, a língua é vermelha sem saburra.

Uma língua sem saburra denota uma insuficiência de Yin em primeiro lugar, e sobretudo do Estômago: apesar de que pode também indicar uma insuficiência de Yin dos Rins, Fígado ou Coração.

Que a insuficiência de Yin pode dar-se sem Calor por insuficiência pode ver-se no diagnóstico pela língua, uma vez que muitos pacientes têm uma língua sem saburra (insuficiência de Yin), mas que não é vermelha.

sem saburra, com fissuras, cor normal => insuficiência de Yin

sem saburra, com fissuras, cor vermelha => insuficiência de Yin com Calor por insuficiência

A insuficiência de Yin e o Calor por insuficiência não aparecem num curto espaço de tempo: o seu desenvolvimento leva anos (a única exceção é a insuficiência de Yin e Calor por insuficiência que pode formar-se num ataque agudo de Vento-Calor, quando o Calor penetra no interior). A língua mostra com clareza não só a patologia presente mas o momento em qual se encontra: mostra portante de onde vem e para onde se dirige. 

As três etapas da formação da insuficiência de Yin na língua são:

1) Saburra sem raiz (trata-se da forma mais leve de insuficiência de Yin)
2) Saburra parcialmente ausente
3) Saburra totalmente ausente


saburrra sem raíz = primeira etapa da insuficiência de Yin

saburra com peladas

saburra totalmente ausente

saburra totalmente ausente, língua levemente vermelha

O Calor por insuficiência pode desenvolver-se em qualquer destas etapas, mas é mais frequente desenvolver-se ao longo da terceira fase quando a língua é de cor vermelha e sem saburra.


Fonte: Giovani Maciocia
Crédito das imagens: Giovani Maciocia 


Ficou com alguma dúvida?
Coloque-a através dos seguintes contactos:
  • wcanavarro@gmail.com
  • Formulário de contacto (aqui)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pontos Shu das costas

Pontos Shu das costas Os pontos shu  também são conhecidos como pontos de assentimento ou de transporte posterior. São pontos de natureza yang , pois pertencem ao meridiano da bexiga que é de natureza yang. Além disso todos os outros meridianos que passam pelas costas são de natureza yang. São um total de 12 pontos que fazem ligação aos zang fu. Na tabela abaixo fazemos a devida correspondência e consequente informação sobre algumas das indicações: MERIDIANOS SHU COSTAS INDICAÇÕES PULMÃO 13B/ feishu tosse, asma, rigidez no peito, alergias, nariz, pele, acne, eczema MESTRE DO CORAÇÃO 14B/ jueyinshu palpitações, tosse CORAÇÃO 15B/ xinshu palpitações, rigidez no peito, angina de peito, problemas mentais FÍGADO 18B/ ganshu hepatite, sabor amargo na boca, hipertensão, dor hipocondríaca, tonturas, problemas oculares VESÍCULA BILIAR 19B/ danshu colecistite, sabor amargo na boca, icterícia, dor hipocondríaca BAÇO/PÂNCREAS 20B/ pishu más digestões, falta de a

Ponto 20VB Lagoa dos Ventos

PONTO VB20 (LAGOA DOS VENTOS) LOCALIZAÇÃO DO PONTO Situa-se numa reentrância óssea localizada entre o músculo esternocleidomastóideo e a inserção superior do músculo trapézio, ou na reentrância óssea localizada entre a tuberosidade occipi tal externa e o processo mastóideo. CARACTERÍSTICAS DO PONTO Ponto comum do Canal de Energia Principal da Vesícula Biliar com o Canal de Energia Curioso Yang Wei INDICAÇÕES DO PONTO Nevralgias da cabeça Torcicolo Apoplexia e coma devido ao Vento Perverso Disartria Surdez Zumbidos Afecções oculares Afecções nasais Hipertensão Resfriados Vertigem Doenças cerebrais Desmaio FUNÇÕES ENERGÉTICAS DO PONTO Nutre o cérebro Clareia a visão Harmoniza o excesso de Yang Qi Melhora as funções das articulações Exterioriza as Energias Perversas Ativa a circulação de Sangue Remove as obstruções de Qi dos Canais de Energia Relaxa os músculos e tendões Dispersa o Vento, o Vento-Frio, o Vento-Calor e o Frio Dispersa o Vento do Fígado ASSOCIAÇÕES DO PONTO H

Os pontos de acupuntura mais importantes

Introdução: A acupuntura é um importante ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e dada a grande eficácia que tem, no Ocidente é utilizada como o principal método de tratamento de muitas patologias. É importante conhecer bem a teoria do Yin e Yang, a lei dos 5 movimentos, os órgãos e vísceras, e os meridianos por onde circula a energia vital.  Pontos de acupuntura importantes Tipo de pontos - pontos dos 5 movimentos - pontos Fonte (Yuan) - pontos de Passagem (Luo) - pontos de Assentamento (Shu) - pontos de Alarme (Mu) - pontos de encruzilhada - pontos de estimulação sistémica - pontos reguladores - pontos de tonificação - pontos de dispersão Pontos dos 5 movimentos (Wu Shu Xue) informação geral: - São pontos localizados no inicio e no fim de cada meridiano principal por onde entra e sai a energia vital. - Correspondem a um dos cinco movimentos e pode-se atuar sobre eles com esta metodologia para conseguir um maior efeito.