Avançar para o conteúdo principal

Vertigens na Medicina Chinesa



Vertigens


A denominação de vertigens de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) implica dois grupos de sintomas: Xuan: visão turva e escur, e Yun: tonturas.

Em casos leves, a vertigem desaparecerá descansando um pouco a vista; de contrário a pessoa sente-se incapacitada de manter o equilíbrio. 
A vertigem observa-se na hipertensão, esclerose das artérias cerebrais, anemia, vertigens do ouvido interno, neurastenia, etc.

Etiologia e fisiopatologia

As três principais causas das vertigens: Vento, Tan e insuficiência por debilidade das condições físicas congénitas, debilidade por enfermidade crónica, questões emocionais e dieta desequilibrada.

1) VENTO: o fígado é um órgão associado à Madeira; como entidade orgânica é Yin, apesar da sua fisiologia apresentar-se como Yang, tem tendência a provocar vento, cuja característica é o movimento e a subida. Um fator emocional excessivo transforma-se em fogo, que sobe à parte superior, ao cérebro, sendo o fogo Yang. Este é um dos motivos da vertigem; o outro é a insuficiência habitual de Yin de Rim, que não pode ajudar o Yin de fígado, já que o Yang excessivo ataca o cérebro.

2) TAN (flema): uma dieta desequilibrada, cansaço e o stress prejudicam o baço e o estômago, comprometendo, portanto, a sua função de assimilação. Gera-se assim humidade e TAN, que fecha a passagem de elevação do Yang puro (os elementos nutritivos) e a descida de Yin residual. 

3) INSUFICIÊNCIA: de Qi e Sangue. As doenças crónicas, a hemorragia e o excesso de preocupação consomem o qi e o Sangue, a função débil do baço diminui a produção de Qi e Sangue. Por insuficiência de Qi, o Yang nutritivo não se desenvolve; por insuficiência de Sangue, o cérebro não tem irrigação suficiente, uma das causas da vertigem.

Diagnóstico diferencial e tratamento


Subida de YANG do fígado:
Vertigens, zumbidos, dor de cabeça temporal, sintomas agravados com o stress, impaciência, irritabilidade, insónia, sonhos abundantes, boca amarga e cara avermelhada.
Língua com saburra amarela pulso em corda.

Análise dos sintomas: a vertigem deve-se à agressão do Yang hepático. A subida de Yang provoca cara avermelhada, impaciência e irritabilidade. O Fogo do fígado ataca o coração e causa a insónia e os sonhos abundantes. Boca amarga, saburra amarela e pulso em corda são sintomas da subida patológica do Yang de hepático.
Se os sintomas anteriores forem acompanhados de dor lombar e dor nos joelhos, cansaço, cansaço, suores noturnos e pulso em corda e rápido; a subida do Yang de fígado é consequência da insuficiência de Yin de rim, portante o síndrome será misto.

Tratamento

Pontos: 20VB, Taiyan (PEX), 3F, 38VB, 3R

Explicação: Taichong(3F), que é o Yuan Xue (ponto de origem) e seda o Yang do fígado. O excesso de Yang é sinónimo de de excesso de fogo. Para sedar o fogo do fígado e da vesícula biliar, escolhemos o Yangfu(38VB), pertencente ao meridiano Shao Yang do pé e correspondente ao fogo. Sedando o Yangfu(38VB), filho da Madeira, tratamos o síndrome de excesso. Fengchi(20VB) situa-se na cabeça e tem a função de eliminar o Yang excessivo da parte superior. O ponto Taixi(3R) tonifica o rim para que gere mais água alimentando a Madeira. 

Em caso de dor lombar acrescentar: Shenshu(23B) + Yaoyan (ponto extra)


Obstrução TAN(flema):
Vertigens, sensação de cabeça pesada, opressão toráxica, náuseas. Língua com saburra branca e viscosa, pulso flutuante.

Análise dos sintomas: a TAN além de obstruir o Jiao médio, impede ao mesmo tempo a subida dos elementos nutritivos ao cérebro, causando a vertigem com sensação de cabeça pesada.

Tratamento

Pontos: 8E, 20DM, 12RM, 40E, 9BP

Explicação: para desbloquear o Yang nutritivo e eliminar a TAN dos meridianos utilizamos o Touwei(8E) e o Baihui(20DM); o Zhongwan(12RM) ponto MU dos estômago. sobe os elementos nutritivos e baixa os resíduos; associado ao Fenglong(40E) dissolve e elimina a TAN; associado ao Yinlingquan(9BP), regula o aquecedor médio de forma a eliminar a flema. 


Insuficiência de Qi e Sangue:
Vertigens que diminuem com o descanso. cara, lábios e unhas pálidas, respiração curta, cansaço, insónia. Língua pálida e pulso sem força.

Análise dos sintomas: o baço está diretamente relacionado com o sangue. O seu estado insuficiente não permite a produção de sangue nem o transporte necessário para o cérebro, e por isso a vertigem agrava-se com o movimento e cansaço. A insuficiência de Qi manifesta-se com o cansaço e respiração curta. 

Tratamento


Pontos: 20DM, 20B, 17B, 36E, 6BP

Explicação: como a causa da vertigem é a insuficiência de Qi e Sangue, tonifica-se o baço e o estômago com os pontos Pishu(20B), Zusalli(36E) e Sanyinjiao(9BP). Geshu(17B) é ponto de tonificação de sangue. Baihui(20DM) para elevar o Qi e o Sangue de forma a transportar os elementos tróficos ao cérebro.




Ficou com alguma dúvida?
Coloque-a através dos seguintes contactos:
  • wcanavarro@gmail.com
  • Formulário de contacto (aqui)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pontos Shu das costas

Pontos Shu das costas Os pontos shu  também são conhecidos como pontos de assentimento ou de transporte posterior. São pontos de natureza yang , pois pertencem ao meridiano da bexiga que é de natureza yang. Além disso todos os outros meridianos que passam pelas costas são de natureza yang. São um total de 12 pontos que fazem ligação aos zang fu. Na tabela abaixo fazemos a devida correspondência e consequente informação sobre algumas das indicações: MERIDIANOS SHU COSTAS INDICAÇÕES PULMÃO 13B/ feishu tosse, asma, rigidez no peito, alergias, nariz, pele, acne, eczema MESTRE DO CORAÇÃO 14B/ jueyinshu palpitações, tosse CORAÇÃO 15B/ xinshu palpitações, rigidez no peito, angina de peito, problemas mentais FÍGADO 18B/ ganshu hepatite, sabor amargo na boca, hipertensão, dor hipocondríaca, tonturas, problemas oculares VESÍCULA BILIAR 19B/ danshu colecistite, sabor amargo na boca, icterícia, dor hipocondríaca BAÇO/PÂNCREAS 20B/ pishu más digestões, falta de a

Ponto 20VB Lagoa dos Ventos

PONTO VB20 (LAGOA DOS VENTOS) LOCALIZAÇÃO DO PONTO Situa-se numa reentrância óssea localizada entre o músculo esternocleidomastóideo e a inserção superior do músculo trapézio, ou na reentrância óssea localizada entre a tuberosidade occipi tal externa e o processo mastóideo. CARACTERÍSTICAS DO PONTO Ponto comum do Canal de Energia Principal da Vesícula Biliar com o Canal de Energia Curioso Yang Wei INDICAÇÕES DO PONTO Nevralgias da cabeça Torcicolo Apoplexia e coma devido ao Vento Perverso Disartria Surdez Zumbidos Afecções oculares Afecções nasais Hipertensão Resfriados Vertigem Doenças cerebrais Desmaio FUNÇÕES ENERGÉTICAS DO PONTO Nutre o cérebro Clareia a visão Harmoniza o excesso de Yang Qi Melhora as funções das articulações Exterioriza as Energias Perversas Ativa a circulação de Sangue Remove as obstruções de Qi dos Canais de Energia Relaxa os músculos e tendões Dispersa o Vento, o Vento-Frio, o Vento-Calor e o Frio Dispersa o Vento do Fígado ASSOCIAÇÕES DO PONTO H

Os pontos de acupuntura mais importantes

Introdução: A acupuntura é um importante ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e dada a grande eficácia que tem, no Ocidente é utilizada como o principal método de tratamento de muitas patologias. É importante conhecer bem a teoria do Yin e Yang, a lei dos 5 movimentos, os órgãos e vísceras, e os meridianos por onde circula a energia vital.  Pontos de acupuntura importantes Tipo de pontos - pontos dos 5 movimentos - pontos Fonte (Yuan) - pontos de Passagem (Luo) - pontos de Assentamento (Shu) - pontos de Alarme (Mu) - pontos de encruzilhada - pontos de estimulação sistémica - pontos reguladores - pontos de tonificação - pontos de dispersão Pontos dos 5 movimentos (Wu Shu Xue) informação geral: - São pontos localizados no inicio e no fim de cada meridiano principal por onde entra e sai a energia vital. - Correspondem a um dos cinco movimentos e pode-se atuar sobre eles com esta metodologia para conseguir um maior efeito.